terça-feira, 11 de outubro de 2011

Moda – das influências às autorreferências

Por: Alinne Gomes e Magnólia da Costa

            Pessoas lindas e “antenadas”, para quem gosta de moda, tem curiosidade e adora uma novidade, lá vai uma dica super interessante:
            O Bazar da Moda, evento promovido e organizado pela Revista do Correio Braziliense, apresentou nesse sábado, 17 de setembro de 2011, o lançamento em Brasília do livro “História da moda no Brasil – Das influências às autorreferências da Pyxis Editorial”
            Eu e minha amiga Alinne Gomes tivemos a oportunidade de participar de um bate papo com o jornalista e escritor Luis André do Prado, que apresentou uma parte do documentário editado a partir das entrevistas que fez com o historiador João Braga (que, infelizmente não pode participar, por causa de problemas de saúde) no período de pesquisa para o livro.
            Luís André já iniciou dizendo:
            “(...) Só encontrávamos histórias picadas sobre a moda nacional e eu senti que faltava um livro que abordasse o conteúdo de forma linear, com visão investigativa e embasamento histórico, mostrando inclusive o período político (...)”.
            E é exatamente esse o diferencial do livro: contextualiza cultura, política, fases sociais e história do país com a evolução da moda neste nosso Brasil Varonil.
            A moda brasileira, como disse Luís André, “começou apenas na tesoura, sem ajuda de molde”. João Braga (que surge no documentário dando diversos depoimentos) afirma que, “antes dos anos 1990, a moda feita no Brasil tinha uma identidade principalmente francesa, e que, com o tempo, foi se mesclando às culturas, por parte dos índios, dos negros e dos europeus, criando uma característica múltipla.”
            Percebemos pela conversa e exposição de ideias que a moda brasileira está ainda à procura de sua identidade e em busca de uma personalidade própria. Apesar do destaque que temos na moda praia (porque somos bons de nudez ?!)  com reconhecimento mundial de nossos biquínis e maiôs.
            Luís André ainda causou polêmica afirmando que “o problema da moda brasileira é o comodismo e a cópia” (acreditamos que ainda persiste um preconceito por parte de alguns brasileiros com relação às nossas próprias criações, alimentado pela crença de que somente o que vem de fora presta).
            Tivemos uma verdadeira aula sobre a história da moda no Brasil e nos retiramos com a certeza de que moda, na sua expressão de comportamento e atitude, apresenta-se também na história do país, por meio do olhar voltado para as roupas, cultura, etnias, tudo convergindo para geração de sua personalidade.




                                              Produção e pós-produção: Magnólia da Costa
                                              Co- produção – Larissa e Alinne Costa
                                              Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=wnlqIQol8X0

Nenhum comentário:

Postar um comentário