Por: Magnólia da Costa
Existe a máxima que afirma “na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” (Antoine-Laurent de Lavoisier; 1743-1794). E não muito diferente da citação, a moda se reinventa a cada estação, aproveitando tendências passadas, dando um upgrade, reformando tradições, mudando tudo ou nada, mas rejuvenescendo.
Estação, após estação, vemos o surgimento de modismos esquecidos e utilizados 10, 20 anos atrás. Trazem novas leituras para situações já utilizadas [que para mim é super interessante e intrigante]. Fazer coisas de maneiras diferentes é estimulante e retro-alimenta nosso cotidiano, assim pode-se usufruir de valores legais que aconteceram em uma época não vivenciada.
Certo !!! A moda se repete, se restaura, MAS cada um faz sua moda do jeito que quer e pode !! [pelo menos é assim que acredito]. O movimento em torno de uma nova utilização do vestuário fascina e inspira, porque a criatividade das marcas garantem diferenças, ainda que utilizem uma base de ideias passadas. Isso é renascimento, é restauro.
Vinicius de Morais já dizia em sua prosa “Toadinha de Ano Novo”, que “verdade é que tudo se renova: bossa velha fica nova” e completo: o que era antigo adquire uma nova roupagem e passa a ser moderno ou pós-moderno. E daí ??!! vamos aproveitar, Clarice Lispector já dizia:
“o mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Só o que está morto não muda.”
Aproveitem a evolução da moda no vídeo abaixo:
Ótimo texto!!
ResponderExcluirAcredito que cada uma possa fazer sua moda!! Até porque temos as nossas particularidades, então, é só abusar da criatividade!!
Beijos
Com certeza , sábia Carol Neves.
ResponderExcluirE assim vamos nos reinventando, criando e alterando tudo de acordo com nossa criatividade.
Magnólia